ESPIONAGEM EM DISCIPLINAS ACADÊMICAS (POST FIXO)
ATENÇÃO: Esta publicação é editada de tempos em tempos. Veja mais na Estrutura do Blog. ------- ____________ |
Universidades em Portugal foram alvo de espionagem pelo seu pioneirismo nas Grandes Navegações. (Fonte: Stockphoto) |
Se você é curioso por espionagem como eu e quer fazer um curso superior que tenha estudos sobre esse assunto, essa é a postagem certa para você.
Espionagem e agências secretas nas disciplinas
Um dos cursos onde você mais encontrará informações sobre espionagem no Brasil é no de Relações Internacionais. Normalmente, quem faz esse curso tem interesse em trabalhar em embaixadas e consulados, onde parte da transmissão de informações da espionagem civil e militar acontece. Também é possível achar informações sobre espionagem em cursos de História e Geografia (especialmente na geopolítica). Falando especificamente de espionagem civil, é possível encontrar informações sobre serviços secretos no curso de Ciências Políticas. Em cursos de Teologia também é possível estudar espionagem, tendo em vista que uma das referências mais antigas aos serviços de inteligência é a Bíblia Sagrada (farei uma seção só sobre isso aqui no Blog).
-Relações Internacionais
-Ciências Políticas
-Ciências Políticas
-História
-Geografia
-Teologia
Cotidiano do agente e do analista
Já o cotidiano do agente de inteligência pode ser aprendido em outros cursos, que nem mesmo mencionam a espionagem, como Relações Públicas (Yuri Bezmenov dizia que o KGB tinha exércitos inteiros de agentes formados nesse curso) e gerência de Recursos Humanos (o cotidiano da formação e manutenção de redes de informantes segue a lógica dos subsistemas de RH, como seleção, recrutamento, capacitação, liderança, motivação, avaliação de desempenho, etc).
-Gestão de Recursos Humanos
-Relações Públicas
Bons disfarces e bom entretenimento
Além desses, o curso de letras pode livremente trabalhar literatura de ficção sobre espionagem. Não é porque eu não trabalhe esse tipo de conteúdo aqui no Blog que eu deixaria de citar o entretenimento. Edit: Como o curso de Letras parece sempre abranger idiomas em geral, me vejo obrigado a incluir esse curso como sendo de interesse direto de espiões, para ter uma comunicação eficaz no país-alvo, para fazer intercâmbios ou até mesmo para usar como disfarce principal em alguma operação (como professor de algum idioma, por ex.).
O
curso de Turismo também é do interesse de serviços secretos por ser um
bom disfarce para operações em solo estrangeiro.
O mesmo pode ser dito
de Arqueologia - é um ótimo disfarce para entrar em países no exterior.
Não é preciso dar muitas explicações sobre o Jornalismo, já que muitos espiões, como Bezmenov, Lunev, entre outros, realmente trabalhavam como jornalistas para a URSS.
-Letras
-Turismo
-Arqueologia
-Jornalismo
-Jornalismo
Fora da lista
Não incluo aqui nessas menções cursos que são alvo de espiões porque isso envolveria absolutamente todos eles. Também não mencionarei cursos acessíveis apenas a militares, embora eles sejam também uma ótima fonte de informações sobre espionagem ligadas a uma formação de nível superior.
Comentários
Postar um comentário